Publicado em

No Nepal, Governo remove Natal do calendário do país: cristãos protestam

O Governo do Nepal, na Ásia, decidiu remover o Natal da lista de feriados nacionais. A decisão gerou revolta e protestos por parte dos cristãos no país.

Segundo o portal Christian Today, o argumento para a remoção do Natal do calendário oficial nepalês foi o de que este “já está muito cheio com feriados de outras religiões”.

O Governo do país afirmou que a medida não tem como objetivo ofender os cristãos. “Fomos forçados a tomar essa decisão não para ferir os cristãos, mas para controlar o crescente número de feriados públicos”, afirmou Shakti Basnet, ministro de assuntos internos do Nepal, ao portal Asia News.

Os cristãos no país não viram com bons olhos a decisão governamental. Para eles, a medida representa discriminação religiosa por parte do poder público. “O Governo reconhece 83 festividades dos hindus e de outros grupos religiosos, mas nenhuma dos cristãos”, disse o pastor CB Gahatraj, secretário geral da Federação Nacional dos Cristãos no Nepal. “Estamos prontos para sacrificar-nos pela nossa fé e para proteger a nossa liberdade de culto. Exigimos o retorno da nossa festividade e que essa decisão [do Governo] seja revogada em uma semana. Se o Governo não atender a nossa exigência, vamos fazer protestos por todo o país.”

 

Por Mariana Gouveia

Foto: christianpost.com